domingo, 16 de março de 2014

FENG SHUI

Uma das vantagens da globalização que não é só econômico-financeira, mas também cultural, é permitir-nos colher valores pouco desenvolvidos em nossa cultura ocidental. No caso o Feng-Shui chinês. Literalmente significa “o senhor das receitas”.  Originalmente era o sábio que, a partir de sua observação  da natureza e da fina sintonia com o Chi, a energia universal, indicava como bem montar a moradia.
O conceito do Feng Shui é realmente amplo. Considerada um dos oito ramos da medicina chinesa, a técnica, na verdade, se define pela mais pura consciência do cuidado. Trata-se de uma filosofia primordial, que desperta a consciência sobre a arte de cuidar das várias moradas do ser humano: a casa corpo, a casa moradia, a casa cidade e a casa mundo. “Construir a casa é criar os hábitos ou meios para habitar em si, se ter, tomar posse de si mesmo, produzir a sua identidade em relação com o mundo”.

Não é preciso adquirir uma morada nova, totalmente construída de acordo com os preceitos da técnica nem mesmo usar o baguá (instrumento usado sobre a planta da casa, tipo bússola com os quatro pontos cardeais) para usufruir dos benefícios que ela promove. Pequenas adaptações, mudanças de padrão e atitude são suficientes, para promover verdadeira revolução na vida das pessoas, proporcionando boa saúde e um estado de espírito que inspira cada aspecto da vida.

São medidas como plantar árvores, economizar água, reciclar o lixo, diminuir a produção de resíduos, gerar menos trânsito e poluição deixando o carro em casa. No âmbito doméstico e pessoal, a principal receita é desintoxicar. “No âmbito individual, os chás, a alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, especialmente os orientais, têm esse poder de nos restaurar fazendo a saúde voltar a aflorar em nós”.

Já para a casa, o principal método de desintoxicação é o “destralhe”. “Para se livrar das toxinas, o primeiro passo é mandar embora o que não gosta, não usa, não quer ou não funciona. Somente uma boa limpeza deixa a vida e a casa prontas para serem renovadas.”

A noção de harmonia com o universo está fortemente presente no Feng Shui, uma característica que se aplica diretamente à medicina chinesa. Ambas se dirigem ao mesmo objetivo, que é manter as pessoas em harmonia energética consigo mesmas e com o meio ambiente que as cerca. Como grande parte da preocupação da medicina chinesa é com a manutenção da saúde, seguir os ritmos e ciclos da natureza é fundamental.

É neste aspecto que os produtos ASIAGEM se relacionam com conceito Feng Shui, auxiliando o corpo a manter harmonia energética para a manutenção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário