sábado, 6 de agosto de 2016

VÔLEI E ARTICULAÇÕES

A prática do esporte traz um condicionamento físico e definição muscular invejáveis. Basta observar os corpos dos atletas dessa modalidade. A movimentação trabalha com bons resultados em áreas como coxas, glúteos e abdômen.
Você vai fazer muitos movimentos de correr e saltar durante um jogo de voleibol. Tornozelos flexíveis o ajudarão a girar rapidamente sem incorrer em uma lesão. Corrida também exige quadris flexíveis e ágeis, joelhos e articulações do tornozelo para pegar suas pernas e colocá-los para baixo, onde você quiser. Quando você se agacha para explodir para cima e cravar a bola, essas mesmas articulações inferiores do corpo são postas em ação.
Toda a interação com o próprio voleibol requer algum movimento de sua articulação do ombro e do cotovelo. As articulações do punho desempenham um papel também, flexionando ou preparando para servir, receber um saque, passar a bola para um membro da equipe ou bloquear um ponto.
Os músculos das pernas são a sua fundação quando você jogar vôlei. Você vai recrutar todos eles em um ponto ou outro durante o jogo. Músculos da perna fortes dão o poder que você precisa para elevar seus saltos.
Sua parte superior do corpo é o lugar onde um monte de ações essenciais ao vôlei acontece. Seu bíceps e antebraços vão se engajar para mover seus braços durante uma ação de bater na bola como o servir ou receber. Com a gama completa de movimentos que seus braços passam em um jogo, o fato de você envolver os músculos do ombro não é nenhuma surpresa. Eles ainda trabalham com os músculos das costas para manter seus braços resistentes ao bloquear uma bola. Músculos das costas fortes, como os estabilizadores escapular em torno de seus ombros, ajudam com o movimento do braço e estabilização, e os músculos grande dorsal, que se estendem até a sua volta um pouco abaixo dos ombros à sua cintura, são úteis para estabilizar além de mover sua parte superior do corpo.
As lesões acontecem por causa de instabilidade, ruptura de ligamento, dor no tornozelo, entre outros. A frequência de lesão no tornozelo é de 15 a 60%, sendo que o maior risco entre as mulheres é entre os 15 a 19 anos e, nos homens, entre 30 a 39 anos. A lesão ocorre principalmente quando há contato com o solo após um salto.
O tornozelo apresenta grande instabilidade devido ao uso excessivo durante jogos e treinos e a entorses (distensão articular que ocasiona lesão no tornozelo) regulares ocasionados pelo impacto do salto. Uma comparação da frequência de entorses no vôlei de quadra, 22%, com o de areia, 2%, nos mostra que o uso excessivo é um dos principais fatores que predispõe lesão no tornozelo.
Para a prevenção dessas lesões recomenda-se o uso de tornozeleiras para aumentar a estabilidade do tornozelo e o fortalecimento do mesmo.
A fase de impulsão é a de maior esforço da musculatura, sendo neste momento a maioria das lesões. O desequilíbrio muscular dos membros inferiores podem ser um dos principais vilões para o joelho. Esse desequilíbrio predispõe a lesões no ligamento cruzado anterior principalmente no momento de ataque.
As lesões no joelho também estão associadas com a fadiga e com o impacto no momento da impulsão porque a fadiga dificulta o amortecimento do impacto, gerando maior sobrecarga nos membros inferiores. Também ocorrem lesões na queda do salto, proveniente do impacto levando a torções.
As principais lesões no joelho são as tendinites e as ligamentares. A síndrome do joelho do saltador caracteriza-se por uma tendinite patelar ou no tendão do quadríceps.
As principais lesões são constituídas por deslocamentos e luxações (39%), fraturas (25%), machucados (16%) e outros, sendo que 44% das lesões envolvem os dedos.


Para reverter este fato recomenda-se um trabalho de compensação através de exercícios de alongamento para o quadríceps e de força para os isquiotibiais. A tendinite patelar melhora rápido se o atleta praticar sessões de alongamento para os músculos anteriores e posteriores da coxa.
As lesões mais frequentes dos membros superiores do atleta de vôlei ocorrem no ombro, sendo cerca de 42% em vôlei de areia e 15% para vôlei de quadra.
As contusões geralmente resultam em tendinites do manguito rotador e no tendão do bíceps braquial. O manguito é mais lesado pelas rotações internas e externas feitas no momento do saque e na cortada feita por muitas vezes, predispondo sua lesão.
A maneira eficaz de prevenir as contusões nos músculos rotadores consiste em sessões de força e de flexibilidade.
As lesões na mão representam pequena porcentagem. Os jogadores recreacionais machucam mais as mãos no bloqueio e no levantamento por causa da hiperextensão dos dedos, geralmente a mão esquerda é a mais lesionada em todos os fundamentos; os profissionais se machucam nos mesmos fundamentos, só que devido a uma imperfeição da técnica de execução do fundamento, sendo a mão direita mais lesada.
A frequência das lesões na coluna vertebral é de 14%. A mais comum é a hérnia de disco.
A prevenção das dores nas costas é através do aumento da força dos músculos posteriores do tronco. Os exercícios imprescindíveis para a coluna vertebral são os abdominais por beneficiarem no equilíbrio postural e atenuarem a pressão intradiscal, decorrente de uma pressão intraabdominal aumentada.

As principais lesões no voleibol localizam-se no tornozelo, joelho, ombro, nas mãos e na coluna vertebral. Para prevenir ou amenizar a literatura indica redução da carga de treino, prescrever sessões de força e de flexibilidade. Mas se você precisar de um adjuvante contra essas lesões, envie sua mensagem na seção Fale Conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário