sábado, 11 de janeiro de 2014

DOR NA LOMBAR PIORA SE NÃO FOR TRATADA E É CADA VEZ MAIS FREQUENTE

Estamos falando da dor nas costas localizada na região lombar, próxima à bacia, em geral provocada por má postura, excesso de peso, sedentarismo, carregar peso de forma incorreta ou problemas decorrentes da rotina agitada. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 85% da população sofrem ou ainda vão sofrer desse mal.

Os homens são mais afetados do que as mulheres. O distúrbio só perde para a dor de cabeça entre os mais comuns e é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional. O Ministério da Previdência Social o considera um dos que mais gera licenças trabalhistas com duração superior a 15 dias, sendo que o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) o aponta como grande motivador de aposentadoria por invalidez no país.


A dor aguda ou crônica nas costas afeta a região lombar, uma área vital da coluna vertebral, responsável por dar apoio estrutural – sustentando grande parte do peso do indivíduo – e flexibilidade ao corpo.
O sedentarismo ou, paradoxalmente, o ritmo intenso de atividades pode detonar a dor. Idem para o estresse emocional, responsável pela tensão muscular. 
A falta de condicionamento físico, consequência das facilidades da vida moderna, provoca fraqueza muscular e má postura, causas mais comuns da lombalgia. 


No ano de 2012, por exemplo, mais de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo. Estudos nacionais confirmam o que se observa em outros países: é uma das disfunções campeãs na procura por serviços médicos e afastamento do trabalho, sendo que pode se tornar crônica se não for tratada adequadamente.

A ioga é reconhecida por ser capaz de melhorar a escoliose (curvatura lateral da coluna, a cifose e a lordose). Estudo da universidade da Califórnia mostrou que um grupo de pessoas idosas que fez ioga por seis meses teve uma diminuição na curva da coluna superior a 5%, em contraste com nenhuma mudança naquelas que não faziam ioga.

Faça exercícios leves todos os dias. Pessoas com problemas nas costas têm tendência a evitar atividades físicas e nunca se arriscar a se machucar de novo. É contraproducente, pois os músculos precisam ser exercitados ou a dor nas costas irá piorar. Se não os usar, ficarão mais fracos. Portanto, passar aspirador na casa, cuidar das plantas ou da grama, varrer é muito bom para as costas, pois fazem usar os músculos. Importante: seja bilateral. Use a mão não dominante, ou seja, se for destro, use a esquerda e vice-versa
Alguns esporte são bons para as costas como caminhada, jogging ou marcha ritmada, natação, remar e andar de bicicleta, por exemplo.

Banhos de imersão fazem muito bem para as costas. Encha a banheira até que possa se sentar e apoiar as costas com conforto. Acrescente de seis a oito gotas de óleo essencial de sua preferência, entre e fique em imersão por até 15 minutos 

Se você quer ter excelentes adjuvantes para aliviar este desconforto de uma forma natural, envie sua mensagem na seção Fale Conoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário