sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

TRANSPIRAÇÃO TRAZ OUTRAS COMPLICAÇÕES ALÉM DO MAU ODOR

O verão vem provocando recordes com altas temperaturas no início deste ano. Com tanto calor, não há ventilador ou ar condicionado que possa impedir a transpiração.
O suor tem a função de controlar a temperatura do corpo. Em geral, a temperatura interna fica em torno de 36,5ºC. Sempre que o corpo passa dessa faixa, as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, entram em ação.
A intensidade da transpiração varia entre as pessoas, no entanto, transpirar muito sem fazer esforço físico ou em um ambiente frio pode indicar problemas de saúde. Se você é daqueles que sua em bicas porque vai falar em público, ou então participar de uma reunião importante, não se preocupe. Muito mais comum do que se imagina, a transpiração em excesso é um distúrbio causado por fatores psicológicos ou orgânicos, mas tem solução. Muitas vezes, simples mudanças no cotidiano ajudam a amenizar o incômodo. 
Existem dois tipos de glândulas sudoríparas, uma para regular a temperatura do corpo e eliminar através dos poros água e alguns sais. A outra, localizadas em regiões como axilas, órgãos genitais, pés e couro cabeludo, eliminam o suor através de folículos capilares, e não de poros. A pele é responsável por estabelecer o limite entre nosso corpo e o meio externo. Entre as diversas funções vitais que exerce estão a regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo e funções sensoriais — calor, frio, tato, pressão e dor. É na pele, mais precisamente na derme (sua camada mais profunda) que estão localizadas as glândulas sudoríparas: as écrinas, mais numerosas e distribuídas por todo o corpo, permitem a produção do suor e sua saída diretamente pela pele, produzindo um suor sem odor. As apócrinas, existentes principalmente nas axilas, virilhas e regiões com mais pêlos, produzem o suor com odor característico, quando a sua secreção, que é eliminada pelo folículo pilossebáceo, sofre decomposição por bactérias.
O mau cheiro causado por presença de bactérias e restos celulares é chamado popularmente como "cê-cê", ou "chulé", quando afeta os pés. O tratamento é feito após a identificação da causa dos problemas através de uma higiene cuidadosa nas regiões de maior sudorese. Em alguns casos, o médico pode indicar medicamentos para eliminar fungos e bactérias. Utilizar bons desodorantes também é importante para controlar os odores
Manter a virilha e as axilas depiladas ajuda a evaporar o suor e a diminuir o odor causado pelas bactérias, cuja proliferação é favorecida pela umidade retida nos pêlos. Se o desodorante provocar alergia, saiba que o processo inflamatório responsável por esta reação agrava a sudorese. Troque de marca ou escolha um à base de substâncias neutras. Desodorantes antitranspirantes obstruem os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor. Se o que mais incomoda é o odor da transpiração, causado pelas bactérias, use desodorantes que contenham bactericidas em sua formulação.
Mas saiba que existe no mercado, roupas contendo nanopartículas de prata em suas fibras, que também auxiliam no controle do mau cheiro devido a atividade antibacteriana da prata que elimina estes microrganismos da pele, além de conferir proteção para todo o corpo contra mais de 650 tipos diferentes de patógenos. A Segunda Pele ASIAGEM possui esta característica e ainda conta com outros benefícios tecnológicos que proporcionam Bem Estar e Equilíbrio para todo o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário