domingo, 11 de janeiro de 2015

CUIDADOS NO VERÃO

Muitas medicinas tradicionais reconhecem no calor do verão, um fator de risco que gera doenças e compromete a saúde. Na medicina chinesa, por exemplo, o calor do verão está descrito como causa de diarreia, vômitos, insolação, febres, desidratação e choque (colapaso circulatório).

A medicina ocidental já tinha identificado o clima quente e úmido como favorável ao aparecimento de algumas doenças específicas. No verão, com as chuvas, aumentam os insetos que transmitem doenças, ou ainda o contato com água contaminada. Água contaminada e comida estragada ainda causam gastroenterites, gerando quadros de diarreia, vômitos e febre. A exposição excessiva ao calor e ao sol causam insolação, levando a desidratação, hipertermia (temperatura elevada do corpo), perda da consciência e choque.

Durante o verão as pessoas ainda costumam sair de férias, procurando lugares turísticos onde a infraestrutura fica sobrecarregada, causando precariedade nos serviços públicos. Assim tanto o risco de exposição a alimentos e comida contaminada aumenta, como também, no caso de haver necessidade de atendimento médico, há grande chance dele ser precário e de baixa qualidade.

Por isso vale a pena seguir algumas dicas para garantir um verão equilibrado e saudável:

Só ingerir água e líquidos cuja procedência seja conhecida a garantida: Diarreia, vômitos, gastroenterites e parasitoses intestinais por ingestão de água contaminada são os problemas mais frequentes no verão, e podem se tornar sérios se não forem tratados.
Buscar comida leve, fresca e pouco condimentada: No verão o ideal são pratos leves e de fácil digestão. O calor aumenta a demanda periférica de sangue e eletrólitos. A necessidade de equilíbrio térmico também redireciona uma parte significativa da circulação para a pele e tecido subcutâneo. Como consequência o apetite diminui, e os alimentos frescos ajudam no controle da temperatura corporal.
Proteja-se do sol e passe filtro solar: O sol no verão é muito forte, e possui muita radiação ultravioleta, que pode causar queimaduras na pele ou nas mucosas expostas. Queimadura solar aumenta o risco de câncer de pele, além de acelerar o seu envelhecimento. 

Segundo a medicina chinesa, alguns alimentos e chás protegem contra o calor do verão, e devem ser ingeridos nessa época. Os principais são o suco de melancia com a casca, o chá verde, o chá de raiz de lótus, o suco de abacaxi com hortelã, água de coco e o chá de broto de goiaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário