quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ATLETISMO E ARTICULAÇÕES

O atletismo une uma grande variedade de atividades que buscam reproduzir os movimentos essenciais do corpo humano, como correr, caminhar, saltar e arremessar. É um esporte considerado de base e qualquer pessoa pode praticá-lo desde fique atento às diferentes modalidades, pois oferece uma variedade de intensidades que exigem uma cuidadosa preparação prévia. Neste grupo está incluso a corrida, tão popular entre os brasileiros e que a cada dia ganha mais adeptos.
São exercícios que trazem como benefícios grande queima de calorias e de gordura, redução da pressão sanguínea, redução do LDL (colesterol ruim), aumento do HDL (colesterol bom) e melhora os sistemas respiratório e cardiovascular. Com o acompanhamento adequado, ainda funciona na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, derrame cerebral, diabetes, asma, bronquite, osteoporose, dores lombares, artrites e outros males característicos da terceira idade.
As lesões mais comuns no desporto em geral são as tendinites, as lesões ligamentares, as contusões e distensões, as entorses, as luxações e subluxações e as fraturas. A prática de atletismo de alta competição, leva-nos a pensar nas lesões mais frequentes nas modalidades que a compõem, sendo que a maioria das lesões são realizadas no membro inferior e durante o treino desportivo.
As lesões mais comuns no salto em comprimento são as lesões musculares, principalmente a nível dos ísquiotibiais (região posterior da coxa), as lesões tendinosas a nível do joelho e da coluna lombar. No salto com vara, as lesões mais comuns são as lesões na cervical e na coluna lombar.
Na corrida de velocidade, as lesões mais comuns são as lesões musculares no membro inferior, sendo que na corrida de longa distância as lesões mais comuns são as dores no arco plantar, tendinites (aquiles, joelho, púbis) e periostite (perna).
Já nos lançamentos (peso, dardo, martelo, etc) a lesão mais comum é a tendinite, desta vez a nível do membro superior.
Em quase todas as modalidades do atletismo, a corrida é uma constante. Vulgarmente chamada “joelho do corredor” ou “runners knee”, é das lesões mais comuns no atletismo, sendo também conhecido por síndrome da banda íliotibial. Atinge, em especial, os corredores de fundo, mas pode manifestar-se em qualquer atleta cuja modalidade praticada exija a realização de corrida. Esta síndrome é caracterizada por dor na região lateral externa do joelho, e pode acontecer durante ou após a prática da corrida. É causada por uma tensão/encurtamento da banda iliotibial (fáscia localizada na face externa da coxa), tensão esta que provoca um atrito com o fémur. Esse atrito gera um processo inflamatório na bolsa serosa (almofada com liquido sinovial) e, consequentemente, dor na região.
fascíte plantar é também uma das lesões mais frequentes no atletismo e caracteriza-se por uma inflamação da tuberosidade medial do calcâneo, ocasionada por microtraumatismos sucessivos. As forças de tração durante o apoio levam a um abatimento do arco plantar interno, que resulta num processo degenerativo ao nível da fáscia plantar.
Todas estas lesões desportivas têm tratamento adjuvante com as soluções ASIAGEMenvie sua mensagem na seção Fale Conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário