quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PROBLEMAS NOS JOELHOS

O joelho é uma das articulações que mais sofre com lesões e podem atingir qualquer faixa etária, principalmente durante atividades físicas esportivas. 

O joelho é uma articulação complexa e responsável por suportar e carregar boa parte do peso do corpo, deixando-o vulnerável a diversas lesões. Por isso, ele precisa de atenção e cuidados para não apresentar problemas. Algumas das lesões mais comuns desta parte do corpo são:


Artrite: uma degeneração da cartilagem que afeta o osso, e a artrite reumatoide, doença autoimune. O tratamento depende muito do tipo da doença, mas normalmente se usa medicamentos, para aliviar a dor.
Bursite: inflamação decorrente de pressão contínua no joelho, como ficar ajoelhado por longos períodos.
Tendinite: dor na parte frontal do joelho que se agrava ao subir e descer escadas ou ao se inclinar.
Lesões do ligamento cruzado: muitas vezes não provocam dor, mas causam instabilidade. Casos mais sérios (como quando há rompimento total) podem necessitar de cirurgia.
Lesões do menisco: essa cartilagem pode estirar com a rotação do joelho. Casos mais simples podem ser resolvidos com fisioterapia, e os mais graves podem exigir cirurgia.
Lesões do tendão: vão desde uma inflamação até o rompimento total. Normalmente são provocadas por atividades físicas que envolvem salto. O tratamento inclui analgésicos, aplicação de gelo e repouso.
Osteomalácia: é um defeito na mineralização do osso, que costuma aparecer em idades mais avançadas. Causa dor e microfraturas. Normalmente está ligada à carência de vitamina D. O tratamento envolve suplementação dessa vitamina e analgésicos.

Atitudes preventivas que ajudam a poupar o joelho:

Pratique exercícios físicos, para manter fortalecida a musculatura da perna. Dê preferência àqueles de baixo impacto, se você for iniciante.
Alongue a musculatura com frequência.
Evite sobrecarga, principalmente aquela causada por obesidade.
Use salto alto com moderação, porque ele provoca uma retração da musculatura e compromete o equilíbrio muscular.
Escolha um tênis que ajude a absorver o impacto. E lembre-se de que esse calçado tem vida útil.
Evite manter o joelho dobrado, por muito tempo, em ângulo superior a 90 graus. Por exemplo: não dirija com o banco muito próximo do volante. É melhor procurar deixar as pernas mais esticadas.

Saiba que já existe um excelente adjuvante para manter seus joelhos sadios, promovendo o alívio da dor e da inflamação de maneira natural. Conheça a Faixa de Bioaquecimento ASIAGEM enviando sua mensagem na seção Fale Conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário