sábado, 10 de outubro de 2015

DOR NAS COSTAS

A dor na coluna é um problema muito comum que afeta homens e mulheres de diferentes idades e até mesmo crianças. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% das pessoas padecem ou irão padecer com dores na região lombar no decorrer da vida.



Denominada lombalgia, suas principais características são contraturas e rigidez dos músculos podendo contribuir para o aparecimento da hérnia de disco, processo no qual o disco intervertebral – responsável pela estabilidade da coluna e que fica localizado entre duas vértebras das várias situadas na coluna vertebral – sofre uma ruptura no anel fibroso que envolve o núcleo pulposo provocando a saída do mesmo pela fissura.

Somente no Brasil, as lesões ocorridas na região lombar estão no ranking de segundo maior motivo de aposentadoria por invalidez por provocar, além das alterações neurológicas e biomecânicas, problemas emocionais. 

Suas causas são decorrentes, sobretudo, da má postura durante a realização de tarefas no dia a dia, por permanecer muito tempo sentado em posição inadequada dirigindo ou por traumas de repetição no trabalho e no esporte. Fatores hereditários são os que mais provocam hérnia de disco, sendo que um fator determinante é o sedentarismo.

O problema atinge principalmente pessoas em idade avançada em decorrência da degeneração dos discos e vértebras. Essa lesão poderá levar ao estreitamento do canal vertebral e pode ser consequência do desgaste progressivo das estruturas da coluna provocado por pequenos traumas no decorrer dos anos.

Prevenir as lesões na região lombar é possível desde que alguns cuidados sejam tomados. A primeira medida é referente à postura, pois o correto é manter uma boa postura ao sentar e ao caminhar, mantendo as curvaturas fisiológicas existentes. Além disso, deve-se buscar praticar atividades físicas que ajudem a fortalecer os músculos.

Dicas importantes:
1. Evite dormir de bruços. O ideal é dormir de lado e colocar um travesseiro entre as pernas para alinhar a coluna;
2. Para sair da cama, vire-se de lado, coloque as pernas para fora e apoie uma das mãos no colchão para levantar o corpo;
3. Flexione os joelhos ao pegar objetos que caíram no chão e procure contrair os músculos abdominais nesse momento;
4. Mantenha o controle do peso corporal para não sobrecarregar a coluna;
5. Não permaneça muito tempo sentado no trabalho. O recomendado é levantar a cada hora para se alongar e movimentar-se;
6. Evite carregar bolsas e mochilas muito pesadas;
7. Pratique atividades físicas para fortalecer as regiões do quadril e do tronco;

No aparecimento de dores na região das costas com frequência, deve-se buscar auxílio de um especialista que poderá indicar o tratamento ideal de acordo com o grau da lesão na região lombar. Raramente esse tratamento poderá ser por meio de cirurgia. No entanto, outros métodos estão sendo indicados por profissionais para diminuir os incômodos nas costas. Um desses exemplos é o tratamento fisioterapêutico.

O tratamento mais indicado são os que atuam sobre os sinais e sintomas, ou seja, para cada tipo de problema ou lesão existe uma técnica ou um equipamento. 

E como adjuvante para uma rápida redução da dor e da inflamação, devolvendo o equilíbrio e a correta postura para sua coluna de maneira cômoda e natural, você pode contar com a Faixa de Bioaquecimento ASIAGEM – Lombar, desenvolvida em nanotecnologia com atividades biomagnéticas, do infravermelho e íons negativos para devolver seu bem estar e total liberdade de movimento. Conheça esta nova opção através da seção Fale Conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário