sexta-feira, 11 de abril de 2014

COMO O CORPO REAGE AO DIAS FRIOS



A chegada do inverno geralmente é associada à dificuldade de sair da cama, às crises alérgicas e ao ritual de tirar os casacos do armário. 


Afinal, por que sentimos mais sono e fome no inverno?

Veja algumas das reações do organismo ao inverno:

O desânimo durante o inverno está intimamente ligado à menor produção de serotonina, substância que promove a sensação de bem-estar. É a responsável por regular algumas reações, como o sono, saciedade e até enxaqueca. Assim, é normal ficarmos mais desanimados e, até pelo frio, com menos disposição para sair de casa. Ocorre também a diminuição da prática de atividades físicas e até mesmo a vontade de realizar uma pequena caminhada, reduzindo ainda mais a produção da serotonina. Se você tiver a oportunidade de caminhar sob a luz do sol no período da manhã, não perca esta oportunidade, pois ela estimula a produção desta substância.

Nosso organismo funciona para atender as prioridades e, no inverno, uma das principais é reduzir o gasto de energia, pelo fato de nosso corpo necessitar queimar calorias para a manutenção de uma temperatura adequada ao funcionamento do organismo. Por diminuirmos o gasto de energia ao dormir, esta reação, de certa forma é incentivada pelo organismo. Procure manter-se com atividades que estimule corpo e mente, tendo uma dieta equilibrada e com boa variedade de nutrientes.

A pele seca também é comum, favorecida ainda mais pela idade avançada, pela menopausa e até por problemas respiratórios. Pois, quem se enquadra em um desses perfis, está com menor capacidade de produzir a camada natural de gordura da pele. Outros fatores são: a poluição, os banhos quentes e o atrito da pele com esponjas e sabonetes. Modere a temperatura de seu banho e hidrate-se para minimizar esses efeitos.

A sensação de frio extremo pode estar relacionada à menor quantidade de gordura corporal, a problemas de circulação – que ficam mais agudos no inverno – e até às doenças. Por isso, é aconselhável observar se a sua sensibilidade ao frio está dentro da média ou se fugiu do controle, provocando até dores. Neste caso, o ideal é procurar um médico. Uma dieta equilibrada e exercícios também ajudam neste caso.

A baixa de temperatura provoca vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos, o que pode ser um problema para quem tem problemas circulatórios e cardíacos, pois aumenta as chances de agravamento de problemas relacionados. Acostumados ao calor ou, pelo menos, a temperaturas mais amenas de interiores, os vasos sofrem uma contração brusca ao respirarmos o ar gelado externo. Os problemas respiratórios costumam piorar no inverno e com isso a oxigenação sanguínea também diminui, facilitando a ocorrência de problemas circulatórios.

Para muitas pessoas inverno é sinônimo de gripe, resfriado, tosse e crises alérgicas. Tudo isso é resultado do ar mais seco e da poluição concentrada nesta época. O ressecamento das mucosas diminui as defesas do corpo, favorecendo a entrada de agentes estranhos que estão espalhados pelo ar de baixa qualidade. Sem contar que no frio costumamos ficar em ambientes fechados mesmo se houver muitas pessoas no mesmo lugar, facilitando a aglomeração e a transmissão de vírus e bactérias. Tente arejar os cômodos da casa, beba bastante água, mantenha a limpeza do lar e coloque uma vasilha de água ou um umidificador no ambiente.

Como no inverno gastamos mais energia para manter a temperatura corporal estável, nosso metabolismo exige a ingestão de mais calorias, provocando fome. Com isso, a importância de uma dieta balanceada é de extrema importância. Procure ingerir alimentos a cada três horas e com uma dieta com mais carboidratos, que fornecem mais energia.

O frio provoca a retração dos vasos sanguíneos do corpo. Assim, como a cólica nada mais é do que a contração da musculatura do útero, que atrapalha a circulação nas paredes do órgão causando dor, e piorando no inverno. Melhorar a circulação com compressas de água quente podem ajudar.

Como a circulação sanguínea fica menos eficiente nos dias frios, não só a passagem de sangue, mas de todos os fluídos do nosso corpo ficam comprometidos. Um desses fluídos é o líquido sinovial, que fica dentro das articulações, como a dos joelhos e ombros, e é responsável por lubrificá-las. Portanto, é comum sentir dores nessas regiões, mas dependendo da frequência e intensidade da dor, é aconselhável uma consulta médica para avaliar o problema. Fazer exercícios estimulam a circulação, ou pelo menos um breve alongamento todos os dias pode ajudar.


Para ajudar o corpo nesta época do ano, os produtos ASIAGEM oferecem alternativas naturais e funcionais para trazer mais equilíbrio ao organismo e ótimas alternativas para minimizar os problemas expostos acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário