terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DOR E LUXAÇÃO NO OMBRO

Luxação é o deslocamento de uma articulação que caracteriza a perda do contato normal entre duas superfícies articulares. As luxações são caracterizadas por dores intensas, alterações no formato da articulação, impossibilidade de movimento e, às vezes, edema (inchaço). As articulações que mais frequentemente sofrem luxações são as dos ombros.

O ombro é um conjunto de articulações que se combinam com tendões e músculos para permitir um maior número de movimentos do braço que vão desde coçar as costas até fazer um arremesso perfeito. Mas esta mobilidade pode levar a problemas crescentes de instabilidade ou bloqueios dos tecidos moles, resultando em dor. A dor pode ser temporária e desaparecer em pouco tempo ou pode continuar e ser necessário recorrer a um diagnóstico médico e tratamento.

A repetição exagerada e intensa de alguns movimentos que provocam atrito do osso no tendão é responsável pelo aparecimento das tendinites, um dos problemas que mais acometem o ombro. Jogadores de vôlei, handball e nadadores, estão mais sujeitos a esse tipo de lesão.


Toda a vez que temos uma lesão ou sentimos dor, o organismo reage com uma contratura muscular que acaba provocando outras dores (círculo vicioso: dor – contratura muscular – dor). Métodos adjuvantes podem auxiliar no tratamento, como por exemplo: massagens para ajudar a soltar os músculos e a acupuntura, além do poder analgésico, relaxa a musculatura. Pessoas que optam por tratamentos alternativos não devem abandonar a fisioterapia para reabilitação.


Antes de atividades físicas, todas as pessoas devem alongar bem as articulações do ombro. A partir dos 45, 50 anos, alongamentos para proteger a articulação do ombro devem virar rotina na vida das pessoas. O exercício mais importante é o alongamento das estruturas posteriores do ombro, que consiste em colocar a mão nas costas e erguê-la, o máximo possível, em direção ao pescoço, ou juntar as duas mãos nas costas e erguer os braços.


A TecSauGem trouxe uma inovação para minimizar os problemas relacionados aos ombros e melhorar seu bem estar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário