quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DOR NO JOELHO

Dor no joelho é extremamente frequente. São muitas as causas. Mais de 15% da população brasileira está obesa e cerca da metade está acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde. A obesidade e o sobrepeso são prejudiciais para a saúde como um todo, inclusive para a dos joelhos. 

O joelho é a maior articulação do corpo humano, e devido a sua posição anatômica, está exposto tanto a lesões por impactos diretos (contusões, fraturas), como lesões por ação de forças indiretas (torções). As lesões causadas por torções são conhecidas como entorses do joelho, e atingem os ligamentos, que são estruturas fibrosas bastante resistentes e responsáveis por manter o joelho estável. 


Outra causa frequente de lesões é a falta de alongamentos musculares. Quando não fazemos alongamentos os músculos trabalham tensos a as articulações pressionadas, predispondo tanto a roturas musculares quando a desgaste nas articulações. A realização de alongamentos é fundamental, e deve ser sempre realizada antes e depois de toda prática esportiva ou atividade que sobrecarregue a articulação dos joelhos. 

Sem dúvidas, a atividade física é fundamental para manter a longevidade dos joelhos, mas sempre de forma orientada, sem forçar a articulação. Programas de fisioterapia são ótimos para trabalhar a flexibilidade e reforçar os músculos da região entorno dos joelhos e coxas. Para aqueles que sofreram lesões ou apresentam quadros mais graves de desgaste nos joelhos, a reabilitação é fundamental. 

O objetivo é tratar ou amenizar as consequências das lesões, acelerando o processo de recuperação ou ainda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, devolvendo a estabilidade e a saúde dos joelhos. Saiba que já existe um excelente adjuvante para manter seus joelhos sadios, promovendo o alívio da dor e da inflamação de maneira natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário