segunda-feira, 27 de julho de 2015

DISFUNÇÕES DA COLUNA

Além da dor, problemas de coluna atrapalham muito as atividades diárias e prejudicam a qualidade de vida de qualquer pessoa. Ter uma vida saudável, praticar atividades físicas, manter o peso corporal dentro do limite saudável e manter a postura correta é a receita para evitar problemas de coluna.

As diferentes partes da coluna cervical, normalmente, estão em equilíbrio e são capazes de lidar com os movimentos, pressões e tensões do corpo. Contudo, quando essas diferentes partes da coluna estão lesionadas ou simplesmente perdendo sua vitalidade, o pescoço pode se tornar uma fonte desagradável de dor e desconforto. Entre as causas comuns provocadoras de dores no pescoço e disfunções cervicais incluem-se a artrite, as lesões e os traumas.

As dores na lombar afetam igualmente homens e mulheres, principalmente nas faixas de idade entre os 25 e 60 anos. No entanto, idade alguma está completamente imune. Aproximadamente entre 12% e 26% das crianças e adolescentes sofrem de dores na região lombar. Por sorte, a maioria dos casos de dores na lombar desaparece por si só dentro de um período de três a seis dias, com ou sem tratamento. Se a dor e os sintomas persistirem durante mais de três meses a um ano, o quadro é considerado crônico.

A região lombar é composta de cinco vértebras denominadas L1 a L5. As vértebras lombares, L1 a L5, são as mais envolvidas com dores nas costas porque sustentam a maior parte do peso do corpo e estão sujeitas aos maiores esforços e tensões da coluna vertebral.

Decisões relacionadas ao tratamento da coluna, tanto cervical como lombar, devem ser tomadas com cautela. Na maioria das vezes existe tempo suficiente para informar-se e apreender sobre a doença ou lesão na região. Você é a única pessoa que pode decidir sobre seu tratamento. É importante que você tenha amplo conhecimento sobre as limitações, os riscos e os possíveis benefícios envolvendo sua decisão.

É muito importante cuidar da coluna, pois ela afeta todos os seus movimentos e muitos órgãos do seu corpo. A medula espinhal que é protegida pela coluna faz parte do sistema nervoso central que comanda toda a atividade orgânica. A partir dela, emergem feixes nervosos que se direcionam para todas as estruturas de nosso corpo, sempre aos pares nos diversos segmentos existentes de nossa coluna vertebral (cervical, torácica, lombar e sacral).

Existem muitas situações em que o tratamento auxiliar para desordens da coluna são preferenciais às indicações cirúrgicas. Alguns exemplos de terapias não cirúrgicas incluem imobilização, fisioterapia, Faixas de Bioaquecimento com tecnologia agregada, massagem, entre outras opções adjuvantes.

Conheça uma delas enviando sua mensagem na seção Fale Conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário