segunda-feira, 28 de maio de 2018

FRIO E DOR! MITO OU VERDADE?

Se você sente mais dor quando está frio, saiba que não é apenas sua imaginação. Embora os estudos mostrem resultados variáveis, a maioria conclui que mudanças na pressão barométrica e diminuição da temperatura podem sim causar mais dor em algumas pessoas (especialmente portadores de artrite).
Quando o frio e a chuva estão a caminho, parece até previsão do tempo! A mudança no clima para o frio indica uma redução na pressão barométrica ou "baixa pressão" se movendo para determinada região. Quando o tempo esquenta, ou um "sistema de alta pressão" se move, o aumento da pressão barométrica pode trazer alívio.
Lembre-se de quando a vovó dizia: "A chuva está vindo, e eu posso sentir as minhas juntas doloridas" ela realmente sabia disso por causa do que acontece com nosso corpo quando ocorrem as mudanças de pressão barométrica.
Isso significa que a pressão contra o seu corpo cai também, suas articulações e áreas lesionadas podem começar a inchar ou doer. Este inchaço causas aumento da inflamação e exigimos que os hormônios aumentem sua atividade para lidar com essa situação.
Algumas teorias para o aumento da dor:
Alteração hormonal - Temos no topo de cada rim uma pequena glândula que produz adrenalina e cortisona. Estes dois hormônios nos ajudam com a energia, o humor, a função imune, o controle da dor e a famosa "fuga ou luta" como resposta a algo que nos atinge.  A cortisona (esteroide) é fundamental no controle da dor, função imune e energia. Quando a pressão cai, a tendência é a produção deste hormônio diminuir. Você já percebeu também como a sua dor pode piorar durante a noite? Isso porque os nossos corpos diminuem a produção de ambos, adrenalina e cortisona, à noite, para que possamos ir dormir. É parte do nosso ritmo circadiano.
Mudança na carga elétrica - Algo semelhante acontece quando uma tempestade está vindo. Você conhece alguém que diz poder "cheirar" a neve ou chuva antes que ela venha? O cheiro é uma mudança na carga elétrica no ar. Tem sido descrito como um cheiro "metálico" que algumas pessoas percebem e alteram a eletrostática corpórea, gerando contração neural e consequentemente dor.
Teoria dos receptores - Existem muitos receptores no nosso corpo com  terminações nervosas, que podem detectar fatores como textura, temperatura e pressão. No entanto, essas terminações nervosas também podem detectar mudanças na pressão barométrica no ar e responder, em algumas pessoas, com uma reação de dor. O caso é pior em pessoas que estão cronicamente estressadas, física ou emocionalmente, e nos idosos.
Contração – Uma última hipótese é que a dor no frio seja causada por tensão e contração muscular ao redor dos nervos e articulações, devido a vasoconstricção que a baixa temperatura causa.
Fato é que a maioria de nós não precisa de mapas e previsões metereológicas para saber a dor que sente, mas talvez possamos tomar medidas para diminuir o sofrimento. Podemos comer corretamente, fazer exercícios e alongamentos, evitar os efeitos negativos das drogas ou álcool, aquecer o corpo e protege-lo durante a exposição na rua. Se a dor persistir, procure por nossas soluções.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

QUER SE PROTEGER NO INVERNO?


A primeira dica para proteger-se do frio, é evitar o uso exagerado de roupas, porque elas terminam por apertar demais limitando os movimentos. 
Embora possa parecer a melhor solução, na verdade, não é, uma vez que os músculos ficam apertados, trabalham bem pouco, e isso não ajuda a produzir calor, além de prejudicar a circulação sanguínea.
 
  
No inverno, os ambientes fechados são aquecidos, e se você estiver cheio de roupa, vai morrer de calor e transpirar como um louco quando entrar em um bar para tomar um café, por exemplo. O importante é não usar roupas que fazem transpirar, mas que esquentem deixando o corpo respirar.

Existem roupas térmicas. Já sei, você nem sabia disso! Já existem algumas marcas no Brasil que vendem roupas térmicas, mas com certeza vai custar mais caro, mesmo porque, são roupas com tecnologia incorporada que além de controlar a temperatura do corpo, possuem propriedades funcionais.
Mas o que significa roupa térmica? Essa roupa funciona como uma segunda pele, mas para que ela funcione melhor, precisa ser colocada diretamente em contato com o corpo, ou seja, tem que vestir ela primeiro, depois as outras peças de roupa. Ela vai manter a temperatura corpórea sem deixar que o calor que seu corpo produz possa ser roubado pelas roupas, evitando te deixar gelado. Legal, né?
Não se aconselha usar jeans quando a temperatura é bem baixa, porque deixa as pernas congeladas, mas se usar a legging térmica por baixo, tudo bem. De qualquer maneira, dê preferências para moletons, calças de lã e uma legging .
Gostou destas dicas e quer saber mais a respeito, envie sua mensagem na seção Fale Conosco para conheçer a linha Segunda Pele, que além de manter sua temperatura controlada, vai proteger seu corpo dos odores da transpiração graças a presença de nanopartículas de prata em sua composição.