segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CUIDADOS COM A SAÚDE NA PRIMAVERA

Mesmo sendo uma das épocas mais belas do ano a primavera que se inicia em 23 de setembro também tem seus contratempos. Nesta época do ano, devido ao pólen que se desprende das flores é comum que muitas pessoas apresentem coriza, rinite alérgica, coceira no nariz e sintomas de resfriado que caracterizam muitas vezes uma alergia. Nas cidades mais populosas e movimentadas, a poluição prejudica a qualidade do ar, agravando ainda mais as doenças. Os casos de conjuntivite são comuns nesta época.

As consequências do clima atingem também olhos, pele e tem reflexos até nos cabelos. O aumento da temperatura juntamente a umidade do ar torna os ambientes propícios à proliferação de fungos, ácaros e bactérias.
Durante a primavera os riscos de agravamento de doenças respiratórias são altos por virtude da polinização. A atenção com as crianças deve ser redobrada por serem mais sensíveis. É indicado sempre lavar roupas e lençóis com sabão neutro, guardar os tapetes, e manter os ambientes arejados.


Esta época também é propicia ao surgimento de manchas na pele decorrentes da poluição. A questão é que muitas vezes essas modificações são quase imperceptíveis até que vão, gradativamente, aumentando e se tornando cada vez mais visíveis. Infelizmente, o costume das pessoas é remediar, mas, o correto é prevenir. Para isso, controlar o ph é muito importante. 


Até mesmo o contato do vento com a pele acaba ressecando e dando a clara noção de perda de elasticidade. Para amenizar esses reflexos segue algumas dicas para aproveitar a estação:
Manter as mãos sempre limpas, evitando o contato com os olhos;



Limpar a casa com pano úmido;
Deixe o sol entrar em casa para eliminar ácaros;
Hidratar a pele com produtos adequados;
Lavar roupas e lençóis com sabão neutro.


Uma opção adjuvante para proteger sua pele é a Segundo Pele ASIAGEM, pois além de conter nanopartículas de prata em sua composição para conferir proteção contra agentes externos como fungos e bactérias, auxilia o corpo no equilíbrio do ph através de radiadores biomagnéticos, de infravermelho e íons negativos. Conheça esta nova e exclusiva opção enviando sua mensagem na seção Fale Conosco.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

PROBLEMAS ARTICULARES E IDADE

A artrose, também conhecida como osteoartrite, osteoartrose ou doença articular degenerativa é conceituada como uma desordem degenerativa osteoarticular, crônica e progressiva, de causa multifatorial que se manifesta por dor articular, rigidez e limitação da função articular, com perda progressiva e reparação inadequada da cartilagem e do osso envolvido. É uma doença que ainda não tem cura e, tampouco, certeza de sua causa. Ocorre com certa frequência em pessoas de meia-idade, idosos ou em praticantes de esportes que geram sobrecarga nas articulações. É o chamado "desgaste", mas sabe-se que ela é uma doença do conjunto, que envolve a cartilagem, revestimento articular, ligamentos e ossos.

A relevância desta desordem é corroborada pelos dados da previdência social no Brasil, pois é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5%; é a quarta a determinar aposentadoria, sendo 6,2%.

O tratamento pode ser dividido em 3 formas: não-farmacológica, farmacológica e cirúrgica. Dentre as terapias não farmacológicas, se encontra a prática de Exercícios físicos e as terapias alternativas ou complementares.

A cartilagem normal é um tecido sem a presença de vasos sanguíneos, formado por uma grande matriz extracelular e muita presença de células. A água representa 66 a 80% de sua estrutura e o material orgânico é composto de 48 a 62% de colágeno e de 22 a 38% de proteínas intracelulares.

Muitas das características físico-químicas da matriz extracelular da cartilagem articular se devem às proteínas intracelulares, seu principal constituinte. Tais moléculas é que capacitam a cartilagem a suportar cargas compressivas amplamente variáveis, além de influenciarem diretamente a atividade das células cartilaginosas maduras.

O envelhecimento cartilaginoso traz consigo um menor poder de agregação das proteínas intracelulares, aliado à menor resistência mecânica da cartilagem. O colágeno adquire menor hidratação, maior resistência na formação de novo colágeno e maior afinidade pelo cálcio.

Assim, a síntese e o retorno de agregados sofrem influência da idade e do local de origem (por exemplo, ela não é a mesma na cartilagem articular e no menisco do mesmo joelho). A função reparadora das células cartilaginosas maduras diminui progressivamente com a idade, o que é demonstrado por uma síntese decrescente e por menor capacidade para a formação de agregados moleculares de grande tamanho. De longe, contudo, é a idade do indivíduo a principal responsável pela composição da cartilagem. Compreendem-se assim o motivo de serem as desordens articulares as mais frequentes na idade mais avançada. Estudos em cartilagem humana femoral mostram que alterações em sua composição química são mais pronunciadas do nascimento até os 20 anos de idade e com o progredir da idade, diminui-se a espessura da cartilagem.

A homogeneidade e o equilíbrio dessa complexa estrutura são mantidos por diversas enzimas, na sua maioria secretadas por células presentes na cartilagem e por células presentes no liquido sinovial. No processo de artrose há desagregação desse equilíbrio e a desestruturação da cartilagem ocorre pela sua fragmentação, que resulta na liberação de enzimas degradadoras da matriz. A desestruturação microscópica desse complexo leva a quebra de sua estrutura homogênea e uniforme.

A destruição da estrutura cartilaginosa e consequente exposição do osso envolvido alimentam o ciclo vicioso que encontramos nos portadores de osteoartrose.


Já é bem definido por estudos que a prática de exercícios físicos específicos proporciona inúmeros benefícios – como a melhora da qualidade óssea; aumento da estabilidade postural; melhora da flexibilidade e agilidade; aumento de força; aumento de massa muscular; melhora do equilíbrio e melhora da função articular como um todo. Além da prática de exercícios e de meios alternativos para melhorar a qualidade de suas articulações, conheça as soluções ASIAGEM encaminhando sua mensagem na seção Fale Conosco.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CAMINHAR REGULARMENTE É UM HÁBITO SAUDÁVEL!

Além de deixarem o corpo mais alerta, as atividades físicas garantem um indivíduo mais alegre e calmo o resto do dia. Mas os estudos que comprovaram esse fato faziam pesquisas a longo prazo, examinando gradativamente a prática de exercícios e tentando avaliar em semanas ou meses o quanto isso influenciava no humor dos participantes.
Um novo estudo, feito pela Universidade de Birmingham, avaliou o dia a dia de alguns voluntários sedentários que trabalhavam e estudavam. No total, 56 pessoas aceitaram participar do projeto, que consistia em fazer esses indivíduos caminharem 30 minutos na hora do almoço, três vezes por semana, e durante 10 semanas. A maioria dos voluntários eram mulheres na meia idade – parece que é difícil fazer homens participarem de programas de caminhada.
O grupo foi dividido em dois, no qual uma parte começaria com o programa imediatamente e a outra só começaria dez semanas depois. Para examinar as emoções dos participantes, os organizadores criaram um aplicativo para celular que todos tiveram que baixar. Nele, as pessoas respondiam o que sentiam na manhã antes do treino e na tarde depois do treino. As perguntas diziam respeito ao estresse, entusiasmo, trabalho, à motivação, fadiga física e outros problemas relacionados ao que eles sentiam sobre a vida e o trabalho naquele exato momento.
Depois de todo o processo, as respostas não foram diferentes do esperado: nas tardes após os treinos, as pessoas se sentiam mais entusiasmadas, menos tensas e mais relaxadas para passar o resto do dia trabalhando. Como efeito extra, as pessoas ainda tiveram melhora considerável na saúde do corpo e na forma física.
Crie este hábito e sinta os benefícios da caminhada para sua saúde e qualidade de vida, usando roupas e sapatos corretos, traçando um objetivo e plano para sua caminhada, convidando amigos para acompanhar, achando a intensidade certa e o limite para seu corpo e contando com as soluções ASIAGEM para proporcionar mais proteção, satisfação e equilíbrio em suas caminhadas. Envie seu comentário na seção Fale Conosco.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

VOCÊ SABE COMO PREVENIR O MAU CHEIRO DO CORPO

A alteração no cheiro do corpo pode ser provocada por uma série de fatores que incluem desde a alimentação até o estresse. E a partir do momento em que odor gera desconforto e constrangimento é importante ficar atento às causas.
Para compreender o suor e seus cheiros, é necessário saber que o corpo humano tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as écrinas e as apócrinas. As primeiras estão espalhadas na pele de todo o corpo e sua função é atuar na regulação da temperatura corporal. Se a temperatura do corpo for elevada, aumenta a produção de suor.
O suor produzido pelas écrinas é constituído, basicamente, por água e alguns sais minerais e por isso não exalam nenhum cheiro. Já as apócrinas estão presentes em algumas regiões específicas do corpo: axilas, área genital, couro cabeludo e ao redor dos mamilos.
As apócrinas podem ser as responsáveis por eliminar odores desagradáveis, já que o suor é composto de água, restos celulares e do metabolismo, sendo eliminado por meio do folículo piloso.
Assim como as glândulas écrinas, as apócrinas produzem um suor inicialmente sem odor. Porém, devido à ação de bactérias presentes na pele, elas desenvolvem um odor forte e desagradável.
O que fazer para evitar o mau cheiro
Alguns hábitos ajudam a controlar o odor como lavar os locais afetados, ensaboando bem e dando preferência a sabonetes antissépticos; secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos dos pés; trocar as roupas e meias diariamente; e manter uma alimentação balanceada.
O odor pode ser controlado por meio de substâncias que dificultam o crescimento das bactérias como talcos, sprays ou compostos por antibióticos.
Mas saiba que existe também a opção de uma roupa feminina e masculina que auxilia no controle do odor, é a Segunda Pele ASIAGEM, desenvolvida em nanotecnologia contendo nanosilver entre outras nanopartículas. Gostou da dica: envie sua mensagem na seção Fale Conosco e saiba como se manter protegido dos odores e ainda ganhar mais energia em seu dia a dia.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

DOR LOMBAR É A DESORDEM QUE MAIS ACOMPANHA AS PESSOAS

Um estudo publicado em junho deste ano aponta a lombalgia como o principal fator que leva as pessoas a passarem anos com uma incapacidade.

O Global Burden of Disease Study 2013 levantou dados sobre a incidência de doenças agudas e crônicas em 188 países, entre 1990 e 2013. No levantamento, a dor lombar apareceu em todos os países entre os dez problemas de saúde que acompanham e incapacitam as pessoas por mais tempo.

A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que 80% da população mundial sentem ou sentirão dor nessa região, que vai da última costela até a parte de cima dos glúteos. No Brasil, as dores da coluna são as principais causas de afastamento no trabalho.

Em geral, as pessoas ficam com medo de se movimentar, inclinar para frente, se manter ativo. Mas, é preciso saber que o repouso absoluto é o que mais compromete o tratamento da dor lombar. Então, não deixe de se movimentar, principalmente para quem sofre da dor crônica. É preciso trabalhar a musculatura do abdômen, da parte de trás das costas, da região do quadril e dos glúteos, porque esse conjunto de músculos ajuda a estabilizar a coluna vertebral.

Além disso, condutas cotidianas podem tanto prevenir quanto amenizar a dor. A maneira como a pessoa deitar e levantar da cama, como ela se senta na cadeira do escritório, como dirige, varre a casa, segura no ferro do ônibus, pode sobrecarregar as articulações da coluna. Por isso, é preciso ficar atento a essas atividades cotidianas.


Não deixe essa desordem limitar a vida e suas atividades diárias, conheça as soluções ASIAGEM enviando sua mensagem na seção Fale Conocsco e deixe de lado essa má companhia.