sexta-feira, 18 de agosto de 2017

TENDINITE E BURSITE, COMO TRATAR?

A tendinite e a bursite são processos inflamatórios que possuem sintomas semelhantes, atingindo especificamente os tendões e as bursas. Estas patologias acometem tanto atletas, pela repetição dos movimentos, quanto pessoas menos ativas, que realizam apenas atividades do cotidiano.

Ao sentir dor em determinadas áreas do corpo, como o ombro ou quadril, é difícil precisar qual das afecções é responsável pelo desconforto. É necessário entender a raiz do problema para que o diagnóstico e o tratamento sejam precisos.

A tendinite é uma inflamação do tendão provocada por agentes químicos ou mecânicos. Esta lesão provoca dores, dificuldades de movimentação articular e inchaço, seguidos de vermelhidão. Já a bursite é a inflamação da bursa, uma bolsa que age como um “amortecedor”, diminuindo o atrito entre os músculos, tendões e ossos no entorno das articulações. Dores e dificuldade de locomoção da área atingida são os principais sintomas.

Para diminuir o risco de contrair estas doenças, é necessário prevenir: realizar o fortalecimento da musculatura e condicionar os músculos antes de começar qualquer atividade - estas práticas podem contribuir e muito com a saúde destas estruturas.

Quando as causas do problema já estão instauradas, é necessário buscar ajuda de um profissional para indicação do melhor tratamento. O uso das nossas soluções como método de recuperação é muito eficaz, além de ser indolor e preciso. Se você necessitar de mais informações, encaminhe sua mensagem na seção Fale Conosco.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

DOR NAS ARTICULAÇÕES


Algumas das causas que levam a dores nas articulações são, idade avançada, a repetição de movimentos por muito tempo, lesões e excesso de peso.

Dores nas articulações podem também ser ocasionadas por outras doenças e, dependendo da condição, a dor pode ser bastante intensa. A artrite reumatoide, um tipo de artrite, é uma doença do tipo autoimune que provoca rigidez, dor e inflamação nas articulações. Já a osteoartrite é relacionada ao crescimento de osteófitos e à degeneração da cartilagem de alguma das articulações. Esta é a mais comum causa de dor articular em adultos com idade superior aos 45 anos.

A inflamação das bolsas com líquido sinovial pode também levar ao desenvolvimento de dores nas articulações. A inflamação destas bolsas é popularmente conhecida como bursite. Outras situações que podem ocasionar dores nas articulações são tendinite, osteomielite, rubéola, febre reumática, catapora, gripe, sarampo, parvovirose, infecções, hepatites e doenças autoimunes, por exemplo.

Para evitar dores nas articulações e para auxiliar o tratamento desta condição, uma das principais medidas é evitar o excesso de peso. Portanto, é fundamental ter atenção ao que se come e aos hábitos de vida, de forma a evitar o acúmulo de gordura e de evitar o sobrepeso nas articulações.

Além disto, é importante ficar atento aos sintomas, especialmente depois dos 45 anos de idade e principalmente as mulheres. Aplicar calor, gelo e usar produtos com radiadores magnéticos e de infravermelho pode melhorar muito a qualidade de vida de quem sofre de alguma atrite ou artrose.

Evitar movimentos repetitivos e ficar muito tempo sentado são também medidas importantes para que quer tratar as dores nas articulações e até mesmo evitar o surgimento das mesmas. O hábito de fumar é muito ruim nestas condições, pois a fumaça diminui a massa óssea, o que enfraquece as articulações. Outra medida importante é evitar usar salto alto, assim como dar descanso aos pés com certa frequência e realizar massagens tanto nos pés como em outras articulações do corpo.
Por fim, é muito importante que todas as pessoas adquiram o hábito de fazer alongamentos. Alongamentos básicos são fundamentais para a saúde das articulações e para manter o corpo flexível e forte, portanto, dê uma pausa no dia para fazer suaves movimentos de alongamento.