quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

LOMBALGIA

A lombalgia acontece quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos". 


Não é uma doença, e sim um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas que necessitam de orientação médica. No entanto, na maioria das vezes, o problema não é sério. Algumas vezes, a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência. Na grande maioria das vezes, a dor se relaciona com problemas mecânicos da coluna vertebral, isto é, com defeitos na sua função. O tratamento principal é normalizar a função, isso podendo ser obtido com exercícios e outros cuidados posturais.

Frequentemente o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, se deitar, se abaixar até o chão ou carregar algum objeto pesado. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais.
Postura é a posição do corpo. Boa postura pode ser definida como o arranjo harmônico de partes constituintes do corpo, tanto em posição estática (parado) como em diferentes situações dinâmicas (movimento e força). Quando se fala em postura relacionada à coluna, é a coluna vertebral ereta estática (parado na posição de pé), que é sustentada através dos tecidos moles da coluna vertebral: músculos, ligamentos e cápsulas articulares.
Boa postura é o resultado que a capacidade dos ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados sem desconforto. Uma postura aceitável também deve ser esteticamente apreciável. Portanto, quando alguém cansa em uma fila de cinema, sente desconforto ou dor, se fica muito tempo assistindo TV, ou precisa sair cedo da cama no domingo porque as costas doem, há sintomas de problema postural da coluna vertebral.
Muitos fatores são importantes para se evitar uma lombalgia. A correção postural, principalmente na maneira de se sentar, por exemplo, no trabalho e na escola é essencial, pois são locais onde ficamos longos períodos sentados. Mas saiba que já existe uma forma natural e segura de aliviar a dor e inflamação da coluna, bem como acelerar a recuperação deste quadro que tanto limita a qualidade de vida. Envie sua mensagem na seção Fale Conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário